• 01
  • 02
  • 03
  • 04
  • 05
  • 06
  • 07
  • 08
  • 09
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14

Links

MUSEUS DIGITAIS:

 

Com as obras de arte, a tendência parece ser a mesma. Existe um projeto, inclusive, que se chama “Museu sem fronteiras”. Seja para expandir ou aprofundar uma exposição num ambiente virtual, ou, de fato, democratizar o acesso à arte, a internet tem se mostrado uma aliada das instituições. Proporcionar ao internauta visitar uma parte das coleções dos museus ou navegar por um site que reúne trabalhos diversos está virando uma realidade.

Visite os museus virtuais. Eles representam a História e se comunicam com o internauta por meio de acervos, informações e arte. Infelizmente com a correria do cotidiano ficamos impossibilitados de visitar todos os museus disponíveis.

 

» Veja as habilidades do pintor Leonardo Da Vinci em um passeio virtual exclusivo
» Cidade chinesa terá museu sustentável
» Os museus de arte mais populares do mundo

 

Digitalizar e disponibilizar itens de acervo pode ser apenas uma das etapas que um planomuseológico prevê para disseminar a informação e cultivar a memória, portanto, se você não puder visitar pessoalmente navegue por eles e divirta-se. É sempre um bom passeio turístico, informa, diverte, educa. Confira a seguir os 46 museus virtuais disponíveis na rede:

Reunimos aqui uma lista de dez museus digitais, em que você pode conhecer obras de vários lugares do mundo, de várias civilizações e períodos. Enquanto não podemos ir a Amsterdã ou ao Egito, seus museus estão a distância de um clique: basta clicar nos nomes abaixo para ir diretamente aos museus. Boa visita!

Capela Sistina

Com direito a trilha sonora, o Vaticano disponibiliza em seu site uma visita ao interior da Capela Sistina. Claro que nós viramos a tela imediatamente para o teto!

Museu Britânico

Na seção Explore, o site do Museu Britânico oferece várias ferramentas para visualizar peças de seu acervo. Entre elas há tours online e uma seleção de cem objetos que contam a história da humanidade.

Museu do Louvre

Embora ir ao Louvre esteja na lista de “Coisas para fazer antes de morrer” de quem gosta de arte, vale a pena dar uma olhada nas obras de seu acervo que o museu disponibiliza em alta definição.

Museu Van Gogh

O Van Gogh Museum, em Amsterdã, permite que o internauta visualize os itens de sua exposição permanente. O acervo da instituição reúne, além da maior coleção do mundo de pinturas de Vincent, obras de outros artistas do século 19.

Museu Virtual de Artes Japonesas

Como o próprio nome já diz, esse museu reúne várias expressões artísticas do Japão. Na seção dedicada às artes plásticas, podemos consultar trabalhos de pintura, escultura e arquitetura.

Museu Virtual de Ouro Preto

No Museu Virtual de Ouro Preto, o visitante pode fazer um tour por seis igrejas da cidade, que abrigam uma amostra da produção artística brasileira. Além do giro de 360º pelas paredes e tetos, o site traz informações sobre os elementos que compõem o interior dos templos, como retábulos, altares e imagens. Basta clicar no objeto desejado e os dados surgem.

Museu Virtual do Iraque

O Museu Virtual do Iraque traz oito divisões que recontam um pouco da história da antiga Mesopotâmia, através dos povos que lá habitaram. Peças das culturas suméria, babilônica e assíria estão na coleção.

Museu Virtual Egípcio

Na sua apresentação, o Museu Virtual Egípcio afirma trazer ao visitante uma coleção de antiguidades nunca expostas antes no Novo Mundo. Diz também que ninguém viu qualquer dos artefatos num museu “de verdade” nos últimos 25 anos. Parece imperdível!

Muvi

O Museu Virtual de Artes Plásticas é um projeto independente que tem por objetivo divulgar trabalhos de artistas contemporâneos. O “banco de dados” do projeto conta com obras de artistas brasileiros e estrangeiros.

Teatro-Museu Dalí

A visita virtual ao Teatro-Museu Dalí permite passear por algumas de suas salas e ver algumas das obras e objetos em exposição. O museu, “o maior objeto surrealista no mundo”, fica na cidade de Figueres, na Catalunia. Dalí decidiu construí-lo onde antes havia as ruínas do Teatro Municipal, destruído durante a Guerra Civil Espanhola.

 

 OUTROS MUSEUS: 

» American Museum of Natural History

» My studios

» Museu Virtual Gentileza

» RTP Museu Virtual

» Museu Virtual de Brasília

» Museu Virtual de Ouro Preto

» Museu Virtual UnB

» Museu Virtual do Transporte

» Igreja do Santo Sepulcro

» Capela Sistina

» Van Gogh Museum

» Museu do Louvre

» British Museum

» Museu Virtual Memória da Propaganda

» Museu da Pessoa

» Museu Virtual do Futebol

» Museu Encantado da Barvbie

» Museu Virtual do Iraque

» Museu Virtual de Parelha

» Museu Virtual Aristides Sousa Mendes

» Art-Bonobo

» Museu Mazzaropi

» Museu Virtual da Imprensa

» Museu Virtual de Informática

» Visitas Virtuais 3D

» Museu Virtual da Água

» Museu Virtual de Artes Plásticas

» Museu da Faculdade de Medicina UFRJ

» Museu Virtual do Cartoon

» Virtual Museum of Canada

» National Museum of US Air Force

» The virtual museum of Japanese Arts

» Museum with no frontiers

» Virtual Egyptian Museum

» Museu do Instituto Geográfico Português

» Museu Virtual da Coca-cola

» Museu da Bactéria

» Museu de Arte do Uruguai

» Museu Bizantino

» Museu Virtual FEB

» Museu da Contabilidade

» Museu Nacional de Arquiologia

» Fundación Gala-Salvador Dalí

» Museu Virtual do Sintetizador

» Museu da Infância