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Conceito

O QUE É MARKETING CULTURAL?

- É toda ação de marketing que usa a cultura como veículo de comunicação para difundir o nome, produto ou fixas imagem de uma empresa patrocinadora.

Para fazer marketing cultural não há nenhuma fórmula fechada, pois há variáveis que, conforme combinadas, pode resultar numa excelente ação de marketing. O quemanda é a criatividade do profissional contratado que procurará atingir o público alvo de forma a atender os objetivos de comunicação da empresa com os recursos disponíveis.

A partir do momento em que uma empresa empreende uma ação de marketing usando como ferramenta a cultura, ela está fazendo marketing cultural. O importante é que a ação de marketing deve se encaixar perfeitamente ao perfil da empresa, ao público alvo e ao objetivo buscado.

Sem equalizar esses tres quesitos (público alvo, identidade e objetivos) não há garantia da eficácia da ação, frizamos sempre que o marketing cultural deve sempre vir associado a outras ações de marketing ficados pela empresa.

 

Por que as empresas fazem marketing cultural?

Ele vem ganhando força no meio empresarial porque apresenta soluções relativamente baratas a três novas exigências do mercado:

1) necessidade de diferenciação das marcas;
2) diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; e
3) necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis. Ao patrocinar um projeto cultural a empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto (por exemplo, tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade etc.). Também amplia a forma como se comunica com seu público alvo e mostra para a sociedade que não está encastelada em torno da sua lucratividade e de seus negócios.

 

O que uma empresa ganha fazendo marketing cultural?

Inicialmente as empresas começaram a investir em marketing cultural porque, devido às leis de incentivo, financeiramente era um bom negócio. Depois, elas compreenderam que essas ações de marketing solidificavam a imagem institucional da empresa e davam visibilidade para a marca.

Desse modo, o investimento em cultura pode ser visto como uma oportunidade para as empresas participarem do processo de incremento e manutenção dos valores culturais da sociedade e, principalmente, a possibilidade de construir uma imagem forte e bem posicionada para o consumidor, garantindo a curto, médio e longo prazo sua perpetuação. Nesse aspecto, o marketing cultural trabalha a imagem da empresa, por meio da marca, de forma consciente e inconsciente.

 

E MARKETING DE ARTE?

Pela própria experiência e vivência de nosso trabalho junto aos artistas plásticos de várias regionais do território nacional e alguns artistas estrangeiros, contatamos que o artista não consegue conciliar seu trabalho como artista, produzindo obras, se reciclando, produzindo exposições, ministrando aulas e divulgando seu trabalho.

É neste ponto que a Goeldi's Studio enfoca com toda propriedade, no auxilio direto da difusão da obra do artista e no seu marketing pessoal.

E com resultados estatisticamente comprovados, vemos que o artista ao se sentir amparado neste sentido, produz melhor e consegue desempenhar suas outras tarefas com maor criatividade.